sábado, 1 de janeiro de 2022

Saiu-lhes o tiro pela culatra

O vencedora do Prémio Nobel da Paz atacou a desinformação dos monopólios de tecnologia

 

A jornalista filipina Maria Ressa, foi presa por criticar o presidente filipino Rodrigo Duterte e, dado que Duterte andava de candeias às avessas com USAmericanos, foi contemplada com o Prémio Nobel da Paz.

Este ano, a entrega do Prémio Nobel da Paz passou despercebida porque a galardoada Maria Ressa, lançou uma crítica violenta perante a família real em Oslo quando da entrega do prémio.

Ressa criticou os grandes monopólios de tecnologia (Google, Amazon, Facebook, Apple, Microsoft). E disse:

“O seu poder quase divino permitiu que o vírus da mentira nos infetasse a todos, colocando-nos uns contra os outros, expondo os nossos medos, a nossa raiva, nosso ódio e abrindo o caminho para a ascensão de líderes e ditadores autoritários”, a jornalista criticou o domínio global dos grandes monopólios de tecnologia sobre a opinião pública.

O discurso de Ressa foi um contributo valioso num momento em que a maioria dos jornalistas se converteram em meros mercenários que escrevem o que lhes ditam.

Há poucos dias o Instagram, ou seja, o Facebook, censurou uma citação de Thomas Paine escrita em 1776. “Quem não ousa ofender não pode ser honesto.” Chamaram Paine de mentiroso e retiraram a frase da internet.

 

Sem comentários: