quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Estamos cercados




O GARRAFÃO

“A ninguém se obriga a que prometa,  a que cumpra sim.”

M. Aires

Fiquei emocionado. Um garrafão mensageiro!... podia ser nosso. Símbolo nacional, mais popular que as patrióticas quinas, balançando-se nas vagas... Lancei-me à água, cortei ondas de estarrecer (isto para dar mais emoção...), e na praia, com lágrimas farejando a boa nova, descolei o lacre que abraçava o gargalo, empurrei a rolha, nervoso que estava, e trémulo libertei a mensagem adivinhada, escrita com sangue, como nos romances de aventuras.

Mais tranquilo, li o lancinante apelo:

SOCORRO!
Estamos cercados
Portugal/Setembro/2012

O apelo de socorro repetia-se em todas os idiomas latinos, anglo-saxónicos, asiáticos, árabes e outras bárbaras línguas, tal como nos catálogos de instruções dos electrodomésticos.

Orgulhoso da descoberta, fui abrigar-me no toldo alugado, dando conta do achado ao meu vizinho de sombra.

O homem olhou-me furibundo e vociferou: “Traidor!” E continuou colérico: “Era a derradeira oportunidade! A fuga pelo mar ao cerco que nos soterra. Traidor!”, Repetiu num soluço.

Mais calmo, o meu vizinho banhista pediu-me o garrafão, e abraçando-o carinhosamente, continuou: “O senhor aguenta o cerco que nos está a ser feito de verborrentas promessas, de sabichonice virosa, de comentadores que tudo dizem saber e cada vez mais nos baralham?”

Não o aflige o cerco-atentado à inteligência, tirando-nos o pão com a promessa de para as calendas gregas nos darem caviar, promovem os despedimentos para baixar o desemprego e, eufóricos, anunciam-nos crescimentos negativos e uma vida melhor com tudo o que socialmente há de mais perverso?”

reparou que somos diariamente agredidos por fácies empasteladas de superdotados de aviário, que enchem as páginas dos jornais, ditos de referência, e nos entram em casa pela TV, num autêntico atentado contra o ambiente?”

Síndroma do cerco, pensei. E para interromper o discurso demolidor, tranquilizei-o dizendo-lhe que a evasão é sempre possível. E quanto à verborreia todos conhecem a sua vacuidade.

O homem das farturas entretanto aproximou-se de nós lançando o seu honesto pregão: farturas, quem quer farturas!

Tal e qual o discurso do pica-pau-fura-laranja do sítio, que nos prometeu fartura antes de chegar”, comentou. Não pude reter uma gargalhada. Cucos e outros passarões nidificam a cada esquina, mas pica-pau-fura-laranja!?...  É pássaro que nem nos meus sonhos voou.

Encomendámos duas farturas; o homem abriu a cesta e tinha linguas-da-sogra. E o meu vizinho, ainda abraçado ao garrafão, desabafou: “veja se não tenho razão! Prometeram-nos farturas e assim que lhas pedimos deitam-nos a língua de fora.” E porque continuava excitado, procurei acalmá-lo sugerindo que no sábado fosse à concentração da CGTP na Praça do Comércio.

É NA RUA QUE SE ROMPE O CERCO!
Vou ver se o encontro.

1 comentário:

trepadeira disse...

Com uma mensagem dessas vai estar concerteza.

Espero que leve o garrafão.

Um abraço,
mário