terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Classe média, mais uma oportunidade

VOTANDO EM JOÃO FERREIRA

 

Os sonhos de grandeza escritos nas nuvens perderam as asas, a classe média, e mesmo os que almejaram colar-se à alta burguesia sentem-se descalços e o caminho para a felicidade é pedregoso. Sem condições sequer para constituir família, se têm lar organizado a intranquilidade impõe-se. O neoliberalismo proletarizou a sua classe tampão, doutores, engenheiros e todas as profissões liberais incluindo os micro-empresários passaram a assalariados.

«Convém recordar que a definição ideológica de classe média é, essencialmente, a sua indefinição. São seus traços característicos: vive por cima das coisas, oscilando à esquerda e à direita sem se comprometer; tem o gosto das teorias abstratas (intelectualização dos problemas, revolucionarismo teórico, sectarismo político e atitude moralista); vive no individualismo extremo que se exprime através do isolamento social, do egoísmo de interesses, do privatismo na solução dos problemas…».

A classe que sempre menosprezou o operariado e bajulou a grande burguesia que a estrangula, com as suas indefinições tem prejudicado bastante a democracia, mas porque vai penar imenso angustia-me o seu sofrimento.

Tarde ou sedo será obrigada a optar!


1 comentário:

Olinda disse...

E estarão os media a cumprirem a sua missão:Impedir o conhecimento ,quer na forma de entretimento-entorpecimento ,quer ideologicamente imposto.Abraço