sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia da Mulher, criado em 1910 por proposta da comunista alemã Clara Zetkin

Clara Zetkin

Hoje assinala-se o Dia da Mulher, criado em 1910 por proposta da comunista alemã Clara Zetkin, para dar mais força à luta das mulheres por direitos políticos, económicos e sociais. Estamos longe da realidade de 1910, mas as desigualdades mantêm-se. As mulheres são as mais afetadas por doenças profissionais, pelos trabalhos precários, pelo desemprego e por trabalho a tempo parcial. Estão mais sujeitas a diferentes formas de violência, pela sua situação socialmente e economicamente mais vulnerável.

Textos da autoria de Clara Zetkin, escritos durante um largo período de tempo e debruçando-se sobre vários temas, entre eles o discurso proferido na qualidade de deputada mais velha na abertura dos trabalhos do Parlamento alemão em 1932.

 

Nesta batalha trata-se antes de mais de abater o fascismo, que quer aniquilar a ferro e sangue as manifestações de classe dos trabalhadores, sabendo bem, como os nossos inimigos, que a força do proletariado não depende do número de assentos no Parlamento, mas que está ancorada nas suas organizações políticas, sindicais e culturais.

 

1 comentário:

Olinda disse...

A actuação de Clara Zetkin e outras mulheres no início do século XX foi imprescindível, não só pelos direitos das mulheres, mas pelos direitos dos trabalhadores em geral.Abraço.