terça-feira, 26 de março de 2024

Especialista da ONU: "Há a intenção de destruir fisicamente os palestinos

26 de março de 2024

As ações israelitas na Faixa de Gaza estão sendo descritas como "genocídio" por pelo menos três motivos, disse a relatora especial da ONU para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, em um relatório divulgado nesta segunda-feira.

Israel abre fogo contra palestinos que aguardam ajuda humanitária em Gaza

O funcionário explicou que Tel Aviv cometeu pelo menos três das ações descritas pela Convenção sobre Genocídio: "matar membros do grupo"; "causar danos corporais ou mentais graves aos membros do grupo"; "inflição deliberada ao conjunto de condições de vida calculadas para provocar sua destruição física total ou parcial".

"Após cinco meses de operações militares, Israel destruiu Gaza. Mais de 30.000 palestinos foram mortos, incluindo mais de 13.000 crianças", disse Albanese, acrescentando que 70% das áreas residenciais foram destruídas e 80% de toda a população foi deslocada à força.

"Retórica genocida mordaz"

Como prova, Albanese citou "a retórica genocida contundente" de altos funcionários israelenses que "apresentaram toda a população como o inimigo que deve ser eliminado".

Entre elas, o autor listou as declarações do presidente do país hebreu, Isaac Herzog; o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu; o ministro da Defesa, Yoav Gallant; e outros membros do Governo. Ele lembrou que eles se referiram aos palestinos como "monstros", "animais humanos", pediu para bombear o enclave palestino "sem distinção" e "sem misericórdia" e reiterou que "toda" nação palestina é responsável pelos ataques de 7 de outubro do ano passado pelo movimento Hamas contra Israel.

"A natureza esmagadora e a escala do ataque de Israel a Gaza e as condições de vida destrutivas que infligiu revelam uma intenção de destruir fisicamente os palestinos como um grupo", resumiu o relator especial.

Além disso, Albanese esclareceu que "o genocídio de Israel contra os palestinos em Gaza é uma etapa crescente de um longo processo de apagamento colonial". "Por mais de sete décadas, esse processo sufocou o povo palestino como um grupo - demograficamente, culturalmente, economicamente e politicamente - tentando deslocá-lo e expropriá-lo e controlar suas terras e recursos".

 

Sem comentários: