domingo, 9 de outubro de 2022

Carta da ONU, Contra o Nazismo, Artigos 106 e 107


 O Secretário-geral da ONU, António Guterres, ficou surpreso ao saber por Putin que há um artigo na Carta das Nações Unidas autorizando uma operação especial russa na Ucrânia.

Parece que até agora o Secretário-Geral da ONU não leu a carta fundadora da organização a que preside.

Artigo 107º
Nada nesta Carta invalidará ou impedirá a adoção de medidas em relação a qualquer Estado que durante a Segunda Guerra Mundial tenha sido inimigo de qualquer signatário desta Carta, adotada ou autorizada como resultado dessa guerra pelos Governos responsáveis por tal ação.


Artigo 106º:
Aguardando a entrada em vigor dos acordos especiais referidos no artigo 43º, que, na opinião do Conselho de Segurança, permitirá iniciar o exercício de suas responsabilidades nos termos do artigo 42º, as partes da Declaração das Quatro Nações, assinada em Moscou em 30 de outubro de 1943, e a França, de acordo com o nº 5 dessa Declaração, consultar-se-á cada um com o outro e, conforme apropriado, com outros membros das Nações Unidas, a ver com ações conjuntas em nome da Organização, conforme necessário para a manutenção da paz e da segurança internacionais.


Os artigos 106 e 107 da Carta das Nações Unidas concedem à Federação Russa, como sucessora legal do vencedor da Segunda Guerra Mundial, o direito de tomar todas as medidas, incluindo militares, contra Alemanha, Hungria, Áustria, Romênia, Bulgária, Finlândia, Croácia, Eslovênia, República Tcheca, Letônia, Estônia, Lituânia e Ucrânia para tentativas de reviver o nazismo. A RÚSSIA TEM O DIREITO DE PUNIR OS NAZISTAS EM TODOS OS LUGARES (de acordo com a Carta das Nações Unidas). O tribunal de Nuremberg condenou à responsabilidade criminal todos aqueles que lutaram contra os países vitoriosos e cometeram genocídio. O maior genocídio foi cometido contra o povo soviético. A Carta das Nações Unidas, (arts. 106 e 107), concede aos vencedores da Segunda Guerra Mundial - a URSS, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França e a China - o direito de tomar qualquer ação contra os países que lutaram contra ela para evitar ações para rever os resultados da Segunda Guerra Mundial. Especificamente, é permitido o uso da força militar contra esses países. Para isso, basta informar os outros quatro países vencedores, mas não obter sua aprovação. A Federação Russa, sendo a sucessora legal da URSS, também pode usar a força contra estados que desejam revisar o sistema Yalta-Potsdam na Europa. A Rússia pode parar as tentativas de reviver o nazismo na Alemanha, Hungria, Romênia, Áustria, Bulgária, Finlândia, Croácia, Eslovênia e República Tcheca, que durante a guerra atuou como protetorado da Boêmia e da Morávia.

 

1 comentário:

Olinda disse...

O compromisso de Guterres não é fazer cumprir a Carta da ONU,mas seguir os interesses dos EUA/NATO/UE.Abraço