sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Para que os baralhados compreendam

A Rússia está disposta a continuar fornecendo gás para a Europa, apesar da explosão do gasoduto

A Rússia está pronta a fornecer gás à Europa através do gasoduto Nord Stream 2, cujas linhas não foram danificadas, anunciou o vice-ministro da Energia Alexander Novak na televisão russa ao final de uma reunião dos países da OPEP em Viena.

"Se os europeus tomarem as decisões legais necessárias sobre sua certificação e a remoção de restrições, acho que a Rússia poderia, em pouco tempo, fornecer gás através dessa linha", disse Novak.

Segundo Novak, um dos dois gasodutos Nord Stream 2 poderia fornecer gás para a Europa através da Alemanha, embora a instalação nunca tenha sido aberta por causa das sanções ocidentais.

Mas a Europa está indo na direção oposta e ontem aumentou as sanções com um oitavo pacote.

Em 30 de setembro, os Ministros da Energia dos Vinte e Sete foram divididos com a ideia de introduzir um limite no preço do gás. Enquanto Paris era a favor, outros, como a Alemanha, temem que seja estabelecido um precedente que ameace o fornecimento de energia da Europa, impedindo que "parceiros confiáveis" entreguem seu gás à União Europeia e o direcionem para outro lugar.

Ontem, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu um teto temporário para os preços do gás, apesar da discordância entre os Estados-Membros sobre esta questão.

Novak acredita que o pico dos preços do gás "violaria os mecanismos de mercado" e poderia ter um "efeito muito prejudicial" na indústria global. Ele também disse que as empresas russas "não fornecerão petróleo para países que usam esse instrumento".

No início de setembro, os membros do G7 concordaram em introduzir um limite no preço de compra do petróleo russo. Putin reagiu a esta "decisão absolutamente estúpida", advertindo que seu país não entregará "nada se for contrário aos nossos interesses".

Ontem, Patrick Pouyanné, diretor da Total, declarou que a introdução de um limite sobre o petróleo russo seria uma "maneira de dar a Vladimir Putin uma vantagem", oferecendo-lhe a oportunidade de desligar a torneira para os europeus.


Sem comentários: