quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O rei vai nu ou em ceroulas?



Jorge Sampaio ex-Presidente da República publicou em mais de cinco páginas num matutino de “referência” um “ensaio” sobre a “nova Europa”. Debruçou-se sobre a velha Europa, alertou para que se trave a “corrida para o abismo” e continuou discorrendo sobre temas descosidos ou há muito badalados por todos os que se debatem dentro do mesmo circulo sem encontrarem saída, sugerindo mesmo “quebrar tabus.“

"Eu li um artigo lucidíssimo do Presidente Jorge Sampaio sobre a situação que vivemos em termos internacionais" disse o Presidente em exercício Marcelo Rebelo de Sousa, e com este seu dizer, não só iluminou o “ensaio” do ex-presidente como as mentes dos cronistas e ensaístas da nossa praça, que se acotovelaram saindo às escuras terreiro fora com os maiores encómios que se possam imaginar.

«O alerta de Jorge Sampaio é um marco político importante para o encorajamento de que precisamos e não pode ser desaproveitado». (Rui Tavares)

“Um artigo notável” assinala um outro cronista.

«Não é comum ouvir um político português fazê-lo tão clara e sustentadamente. Era mesmo bom que o ouvissem.» Afirma um outro.

"Reconstruir a confiança" constitui "um desafio grande, moroso, complexo, mas incontornável". Disse Sampaio, e ainda ninguém se havia lembrado desta saída.

"Tenho a convicção de que cabe à Europa contribuir para reinventar a democracia."

É isso, temos que “reinventar a democracia” a patinhar no mesmo lodaçal.

1 comentário:

Olinda disse...

O quê?Mas Jorge Sampaio acrescentou algo de novo?Abraço