domingo, 19 de agosto de 2018

O OCIDENTE


Jogos Asiáticos

12 mil desportistas de 45 países que representam 4,463 biliões de pessoas, mais de metade da população mundial que é de 7,6 biliões de habitantes,

O ‘Ocidente’ é o esplendor que ofusca tudo o que o rodeia. O Ocidente é o saber, a liberdade e tudo o mais que os livros que nos deram a ler exaltam e nos deixa com a convicção de superioridade perante todos os que não tiveram o privilégio de nele ter nascido. Somos os maiores! Da Ásia, nem se ouve falar, além das lojas dos chineses, ou então, só nos chegam as más notícias, “o perigo amarelo, as Coreias que desfilam com uma só bandeira” e muitas outras maldades.

A abertura dos “Jogos Asiáticos” em que participam 12 mil desportistas de 45 países e que representam 4,463 biliões de pessoas, mais de metade da população mundial que é de 7,6 biliões de habitantes, é uma minudência que só nos alimenta o ego.

Os ‘Jogos Asiáticos’ são um acontecimento desportivo semelhante aos dos Jogos Olímpicos que têm âmbito universal, mas para nós ocidentais, é um acontecimento de somenos importância de que se não dá notícia. O Ocidente diminui-se ao desvalorizar outros povos e outros continentes, e no fundo, não é mais que o complexo de inferioridade, de dominadores em declínio.


Sem comentários: